Facilitar o acesso aos conteúdos de Matemática de forma prazerosa e, ao mesmo tempo, responsável tem sido um dos objetivos do projeto “Conectados com a Matemática”. Nesta quarta, 28, no campus de Vitória da Conquista, o projeto promoveu uma atividade com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Abdias Menezes. Além dessa escola, participam da ação estudantes do Colégio Estadual Adelmário Pinheiro e alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Ridalva Correa de Melo.
Os alunos do Ensino Médio puderam resolver, por meio de software geométricos e algébricos instalados nos celulares, problemas de Matemática inseridos no sistema. Quem produz essa dinâmica são discentes do curso de Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Segundo o bolsista do quarto semestre, Mateus Teixeira, os alunos são treinados previamente para se familiarizarem com o dispositivo. “Hoje em dia, essa geração está, cada vez mais, envolvida com as tecnologias e, atualmente, são muitas as opções para utilizarmos no processo de aprendizado. Por isso, também optamos pela utilização do whatsapp como compartilhamento das informações”, afirmou o estudante.
A ação vai além dessa conexão. Para a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), Maria Aparecida Ramos, muitos alunos se interessam pelo curso de Matemática depois que projetos são realizados nas escolas por meio dessa ponte entre Universidade e comunidade. “A metodologia que muitos professores escolhem são baseadas em exercícios técnicos ou teorias passadas apenas para fazer o exercício e não desenvolver o raciocínio lógico que a Matemática proporciona. Então, mudando a técnica e, ao mesmo tempo, mantendo a linguagem matemática, podemos torná-la atrativa, porém, sem banalizar”, pontuou a professora.
A supervisora da ação no Colégio Abdias Menezes, professora Dayane Gomes, ressaltou a necessidade dessas atividades no ambiente escolar, pois, cada vez mais, o perfil dos alunos está conectado com as novas tecnologias. “Extremamente interessante essa interação, pois foi significativa para nossos alunos. Eles foram estimulados a aprender a usar as tecnologias ao seu favor no processo de aprendizado”, destacou.
Foi assim que a aluna do primeiro ano de Ensino Médio, Pamêla Teixeira, de 14 anos, pode perceber sua mudança no processo de aprendizagem, facilitando o acesso ao conhecimento. “Aprender a usar os aplicativos me ajuda bastante a estudar Matemática. Ficou mais fácil e mais acessível o conhecimento”, comentou a aluna.
A iniciativa segue até o próximo sábado, 1º, e, até lá, os alunos também participarão de diversas atividades, como um caça ao tesouro, resolvendo problemas matemáticos utilizando o sistema QR Codes, além dos softwares citados acima.