Aula de campo do curso de Engenharia Florestal
A área de Ciências Agrárias ofertada pela Uesb é composta pelos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, no campus de Vitória da Conquista, e Zootecnia, no campus de Itapetinga. As graduações têm em comum as disciplinas específicas da área de Agronomia com as disciplinas comuns das áreas de Ciências Biológicas e Exatas. É papel do profissional de Ciências Agrárias ser aporte para solução de problemas rurais. Por isso, é importante, durante a graduação, vivenciar o meio rural com o intuito de entender os problemas e propor soluções para os produtores.
O curso de Agronomia – com ingresso de novas turmas duas vezes ao ano – objetiva formar um profissional preparado para atender ao pequeno e médio produtor agrícola. A graduação privilegia a habilitação de um agrônomo eclético, capaz de observar e estudar os fenômenos do seu campo de atuação. O profissional poderá atuar nas áreas de ensino (universidade), de pesquisa (empresa de pesquisa, órgãos técnicos) e de extensão rural (empresas como a Emater, EBDA etc.) e, também, em assistência técnica e planejamento agropecuário (empresas particulares).
Estufa de Hortaliças do curso de Agronomia
Já o Engenheiro Florestal, com entrada única no primeiro período letivo, é o profissional comprometido com a sustentabilidade dos ecossistemas florestais, sua conservação e preservação, produzindo matéria-prima, produtos e serviços para o bem-estar da humanidade. Eles têm competências e habilidades para estudar, planejar, elaborar e supervisionar atividades relacionadas com as nove grandes áreas de profissionalização: Solos, Silvicultura, Manejo Florestal, Proteção Florestal, Tecnologia de Produtos Florestais, Gestão Ambiental, Colheita e Transporte Florestal, Economia e Mercado do Setor Florestal e Geotecnologia Ambiental. Também poderá atuar como um profissional empreendedor ou áreas de administração, planejamento, pesquisa, ensino, extensão e consultoria.
O profissional de Zootecnia trabalha em todas as etapas do sistema de produção animal: alimentação, atividades de melhoramento genético, reprodução, controle da qualidade do produto final – carne, leite, ovos e seus derivados. Também realiza pesquisas de nutrição e alimentação, acompanhando a fabricação e o controle da qualidade de rações, vitaminas e produtos de higiene e saúde para o animal. No mercado de trabalho, o zootecnista pode atuar em propriedades e empresas rurais, empresas de pesquisas estaduais e federais, Secretarias de Agricultura, órgão de extensão rural, associações de criadores, empresas de planejamento agropecuário, órgãos de Ensino Superior, fábricas de rações, cooperativas e sindicatos rurais.
Unidade Experimental de Caprinos e Ovinos, em Itapetinga
Engenharias: conhecimento científico a serviço da comunidade
A Uesb oferece, no campus de Itapetinga, as Engenharias de Alimentos e Ambiental. A primeira, forma profissionais aptos a contribuir na produção industrial e distribuição de alimentos. Ao longo da atuação profissional, o engenheiro de alimentos desenvolve, executa e controla projetos de instalação ou expansão de indústrias de alimentos, aproveita as matérias-primas agropecuárias e da pesca e responsabiliza-se, também, por unidades industriais de processamento de alimentos, desenvolvimento de novos produtos alimentícios e processos para sua fabricação e planejamento de controle de qualidade em indústrias de alimentos.
Já o engenheiro ambiental é comprometido com o desenvolvimento econômico e social do país, preocupado com as questões ambientais e com a defesa da vida sobre a Terra. Por isso, ele atua no controle da qualidade ambiental, gestão e tratamento de resíduos; pesquisa operacional; poluição da água, ar e solo; redes de saneamento; análise de riscos ambientais; análise de ciclo de vida de produtos; defesa do consumidor; economia ambiental etc.
Agora que você já conhece um poucos mais desses cursos, não perca a oportunidade e faça sua inscrição no Vestibular Uesb 2019 pelo nosso site.