Faltando pouco tempo para o primeiro dia de provas, é normal que a ansiedade aumente. Por isso, a preparação para o Vestibular 2023 deve incluir alguns exercícios de relaxamento para que você consiga dar o máximo de si nos dias 5 e 6 de fevereiro. Pensando nisso, conversamos com a professora Iane de Paiva, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde, Fisiologia e Atividade Física (GPSFA), e a professora e psicóloga Monalisa Barros, ambas da Uesb.
Atividade física – A prática de exercício físico, alongamento e respiração consciente são algumas das dicas apontadas pelas professoras para os candidatos em preparação para o Vestibular. “Incluir o exercício físico na rotina de estudos pode contribuir para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promover maior qualidade de sono, melhorar a capacidade cognitiva, concentração, raciocínio e memória, e gerar sensação de prazer e bem-estar”, pontuou Paiva.
A professora salientou ainda que o ideal é escolher uma atividade física que movimente todas as partes do corpo, membros superiores e inferiores. Além disso, o recomendado é que a prática seja de duas a três vezes por semana e não somente quando o corpo começar a sentir os efeitos das longas jornadas de estudo.
Relaxamento e respiração – Técnicas de relaxamento, mesmo na posição sentada, pode ajudar o candidato a controlar o nervosismo. “Uma dica é contrair e relaxar lentamente os músculos de cada parte do corpo. Começando pelos músculos do rosto, fazer uma careta e tensionar o máximo que conseguir, segurar por 3 a 5 segundos, depois soltar bem devagar, com atenção em cada sensação provocada. Então, seguir para os músculos do pescoço e ombros, depois para braços e mãos, tronco e barriga, glúteos, pernas, e, por fim, os pés”, destacou Paiva.
Outra dica importante, aconselhada pela psicóloga Monalisa Barros, é a respiração profunda e lenta. “Fazer respirações em que você vai levar algum tempo a mais inspirando e o dobro desse tempo expirando. Por exemplo, se você conseguir contar até cinco ao inspirar, conte até dez ao expirar. A oxigenação do cérebro é umas das condições fundamentais para que você consiga uma regulação emocional adequada.”, explicou.
É hora de focar na prova – Barros recomenda, ainda, concentrar-se em si mesmo com os olhos fechados. É importante perceber o próprio corpo, o posicionamento dos braços, prestar atenção na respiração, no volume e temperatura do ar que entra e sai. Tudo isso ajuda a aliviar a tensão do corpo no momento da prova.
“Quando você estiver se sentindo aliviado da tensão, é hora de olhar para a prova. Outra dica é que veja a prova, olhe sem medo, folheie e dê uma lida em todas as perguntas. Verifique aquelas que acha fáceis de responder e, se possível, as que forem muito fáceis já marca, ainda que não seja a resposta definitiva. Depois, volte para aquelas que acha que precisa pensar um pouco mais. E aí administra o tempo. Isso é uma coisa muito importante”, orientou Barros.
Terminou a prova. Não há mais motivo para se preocupar. “Sinta-se grato por ter feito a prova até ali e ter dado o seu melhor. Se esse melhor for o suficiente para você passar, vamos ter muito que comemorar. Se não for, quais estratégias de futuro você pode construir para que, da próxima vez, você tenha um melhor resultado? Essas são as atividades mais proativas que podem construir respostas mais positivas para lidar com as dificuldades que você tá vivendo”, concluiu Barros.
A Uesb é para você – O Vestibular Uesb 2023 acontece nos dias 5 e 6 de fevereiro. A concorrência também já está disponível, bem como o acesso ao local de prova. Ainda dá para conferir uma série de dicas em nossa Revista Eletrônica especial do Vestibular e saber mais no site do processo seletivo. Outras informações estão disponíveis, também, nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo (73) 3528-9695 e copevejq@uesb.edu.br, em Jequié; (77) 3424-8721 e vestibular@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604 e copeveit@uesb.edu.br, em Itapetinga.