O Sistema de Reserva de Vagas no Vestibular Uesb é uma realidade instituída desde 2008, dentro do Programa de Ações Afirmativas da Instituição. O principal objetivo dessa modalidade de concorrência é tornar democrático o acesso aos cursos de graduação ofertados pela Universidade, em seus três campi, ampliando o acesso ao conhecimento e reduzindo as desigualdades sociais. Mas você sabe como essa reserva funciona, de fato, no Vestibular?
Nos três campi, metade das vagas de todos os cursos de graduação da Uesb está destinada a estudantes oriundos de escola pública, sendo que 70% desse total é para quem se autodeclara negro (preto e pardo) e 30% para os demais. Em ambas as possibilidades, os estudantes precisam comprovar terem estudado o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio ou curso correspondente em escola pública municipal, estadual ou federal.
Vale destacar que a apresentação da autodeclaração de identidade étnico-racial não retira da Universidade o direito de, a qualquer momento, mesmo depois de efetuada a matrícula, estabelecer Comissão de Heteroidentificação, com a finalidade de validar, ou não, a autodeclaração apresentada pelo candidato. A partir do Vestibular de 2025, os candidatos aprovados nessa categoria serão avaliados por uma banca de heteroindentificação e não apenas por uma autodeclaração.
Mais 15 anos – Essas medidas fazem parte das novidades aprovadas na renovação do Programa de Ações Afirmativa da Uesb por mais 15 anos, conforme a Resolução Consepe 050/2023. Nesse processo, a Universidade avançou, ainda, em questões sociais e estruturais importantes. “Quando a Resolução 36/2008 foi publicada, ficaram algumas pendências que foram atendidas ao longo do tempo e outras necessidades foram aparecendo. Então, hoje tem pautas que há 15 anos não tinham”, explica a professora Adriana Amorim, pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa).
Outro ponto de destaque é a aprovação da gratuidade na taxa de inscrição do Vestibular para todos os estudantes que cursaram do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio ou curso equivalente em escola pública. “Essa era uma pauta que o movimento estudantil já apresentava, porque, para algumas famílias, o valor [da inscrição] era muito relevante. A Uesb já tinha uma política de gratuidade, onde a isenção poderia chegar, no máximo, a 5% das inscrições do ano anterior e isso era um valor baixo, já que mais de 75% dos estudantes da Uesb hoje são de escola pública. No meio do caminho, tinha uma porteira financeira. Então, essa é uma mudança bastante importante”, analisa Adriana.
E as Cotas Adicionais? – Tradicionalmente, o Vestibular Uesb ofertava vagas adicionais para grupos, historicamente, excluídos dos espaços universitários, como indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A partir desta edição, as “Cotas Adicionais” terão duas novidades aprovadas, também, na renovação do Programa de Ações Afirmativas. A primeira é a incorporação de pessoas transexuais e travestis entre os grupos que têm direito à vaga adicional.
A segunda novidade é que todas as pessoas que pertencem a esses grupos participarão de uma seleção específica, chamada Processo Seletivo de Acesso e Inclusão. Com Edital próprio e inscrições totalmente gratuitas, o processo utilizará, como critério de seleção, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de um dos últimos cinco anos. Cada uma das quatro categorias terá direito à uma vaga adicional em todos os cursos de graduação da Instituição.
“A gente está representando o pedido da comunidade e muito interessado em enfrentar, junto com a comunidade, essa reparação histórica. As mudanças são fruto de muita luta popular, mas, também estão vinculadas a informações de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação, dos Trabalhos de Conclusão de Cursos, de dados conceituais e estatísticos dos diversos grupos e programas da Uesb e, ainda, baseadas no diálogo”, afirma a pró-reitora.
Vestibular 2024 – Com tantas mudanças, a garantia de acesso e inclusão permanecem sendo um compromisso social da Uesb. E essa jornada pode começar agora! Se você tem direito à “Reserva de Vagas”, não perca tempo e faça sua inscrição até 31 de outubro, clicando aqui. As provas do Vestibular Uesb serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Acesse todos os detalhes no Edital 231/2023 e no Manual do Candidato. Para mais informações, acompanhe o site do Vestibular e os perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.