Foto: Nagual Pardo
Chegou a hora de desvendar as histórias escritas em cada página dos livros escolhidos para o Vestibular Uesb 2026. A Assessoria de Comunicação da Uesb preparou uma série de vídeos que integram o “X da Questão”, um programa especial direcionado aos estudantes que estão se preparando para as provas do tradicional processo seletivo da Universidade.
Neste ano, as obras literárias selecionadas para as provas foram: “Tchau”, de Lygia Bojunga; “A Invasão”, de Dias Gomes; e “Mata Doce”, de Luciany Aparecida. A curadoria foi feita pelas áreas de Literatura do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) e do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell).
Para abrir as produções deste ano, o “X da Questão” traz um bate-papo incrível com Luciany Aparecida, escritora do livro “Mata Doce”. A entrevista revela inspirações da obra, construção dos personagens, características de sua escrita e deixa, ainda, dicas especiais para os vestibulandos que estão debruçados sobre essa narrativa.
Assista à entrevista completa abaixo:
Nascida na cidade de Jaguaquara (BA), cidade localizada no Vale do Jequiriçá, Luciany conta que o livro carrega traços do seu lugar de nascença. “Quando eu estou escrevendo meus livros e estou pensando o ambiente que as personagens vão viver, o espaço que o livro vai acontecer, o deslocamento do tempo das personagens, eu estou pensando no Vale do Jequiriçá, porque essa geografia me inspira”, afirma.
Outra característica em destaque é a não linearidade temporal da narrativa, que entrelaça passado e presente constantemente. “Eu queria que o eixo da narrativa se aproximasse ao jeito de uma pessoa com mais de 90 anos pensar, se memorar, que, às vezes, não é linear”, entrega Luciany, que diz, ainda, usar como referência o conceito de “tempo espiralar”, da pesquisadora Leda Maria Martins.
“Mata Doce” é um romance ambientado em um cenário rural e místico, que apresenta a jornada de personagens femininas que habitam a região da Mata Doce, um lugar de segredos, rituais e memórias ancestrais. A narrativa explora a oralidade e elementos da cultura popular, trazendo temas como matriarcado, cura, conexão com a natureza, entre outros.
Além da entrevista, o “X da Questão” trará vídeos com comentários de professores que abordarão características importantes a serem observadas em cada um dos livros escolhidos para o Vestibular Uesb 2026. Todo o material será publicado, em breve, no canal oficial da Uesb no YouTube.
Vestibular Uesb – As inscrições para o Vestibular da Uesb estão abertas até o dia 23 de outubro, pelo site do Instituto Avalia. As provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o Manual do Candidato e o Edital 260/2025.
Todas as novidades podem ser acompanhadas no site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos e-mails candidato@avalia.org.br e vestibular@uesb.edu.br ou pelos telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757.