“Quando os netos veem a vó feliz, eles se sentem felizes também”. Foi com essa ideia que Dona Deusueli Soares de Carvalho, de 77 anos e avó de nove netos, participou do evento “À Vovó Ativa”, para comemorar o Dia dos Avós. A atividade aconteceu nesta quinta, 25, e foi promovida pelo Projeto Vida Ativa, grupo do qual ela faz parte há dez anos.
Com a presença dos integrantes do Projeto, foram realizadas várias atividades para promover a integração e valorização dos participantes. Apresentações musicais, desfile para escolher a vovó mais fashion, a mais animada, a mais vivida e a mais engraçada, além de um lanche comunitário fizeram parte da programação.
Dona Deusueli, de branco, no evento
Virgínia Coronago, coordenadora do Projeto, fala sobre visões estereotipadas que se criam sobre os idosos e o quanto é necessário valorizar a identidade de cada um: “é uma forma de a gente desmitificar aquela ideia de avó que tem que ficar em casa, que tem ficar sentadinha fazendo crochê. Claro que tem muitas que ainda têm essa conduta, mas a gente tenta trazer uma reflexão sobre esse comportamento de como essas avós precisam se ver dentro desse espaço social de participação”.
Vida Ativa – A iniciativa tem o objetivo central de possibilitar o protagonismo e promover um espaço de interação, para isso, o grupo se reúne semanalmente, sempre às quintas-feiras, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, das 7 às 11 horas.
O Projeto é voltado para a terceira idade, mas está de portas abertas a todas as pessoas que têm interesse em participar, como Neide Freitas Ribeiro, de 56 anos, que já frequenta o grupo há nove anos. Em virtude de problemas pessoais, ela procurou o grupo e, hoje, se sente muito melhor: “a fase de depressão, de tristeza, eu não tenho mais. Hoje, eu posso dizer que eu sou uma pessoa feliz”. Além do Vida Ativa, ela ainda participa de outros grupos, como coral, contação de histórias e teatro, onde escreve peças, produz o figurino e faz apresentações com os idosos.