A Geometria Analítica une a Geometria e a Álgebra e estuda os resultados dessa relação. Quem é da área de Exatas possivelmente já se viu perdido, sem conseguir visualizar o que todas aquelas letras e equações matemáticas significam. Imagine, então, um software capaz de mostrar, em tempo real, as formas que essas equações representam. Essa ferramenta já é realidade: o GeoGebra.
Desenvolvido com esse intuito, “com o passar dos anos, o software foi ganhando muito mais funcionalidades. Hoje em dia, a gente pode dizer que o GeoGebra trabalha praticamente todos os tópicos de Matemática”. A explicação é do professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), André Nagamine, que está ministrando, neste mês de outubro, o curso “Introdução ao GeoGebra”.
Ofertada no campus de Vitória da Conquista, a atividade é promovida pelo Instituto GeoGebra da Uesb, que surgiu em 2014. “Agora, a gente oficializou ele internamente como projeto de extensão”, contou o professor, que também coordena o Instituto. “A partir desse ano, a gente está desenvolvendo esse trabalho, cujo principal objetivo é difundir o uso do GeoGebra”.
Assim, a proposta do curso, que foi bastante procurado por alunos de Exatas da Uesb, é de ampliar a iniciativa para outras áreas. “Ficamos sabendo, por exemplo, que alunos de Economia se interessaram pelo curso”, lembrou o docente. Segundo ele, também está prevista a expansão para além dos muros da Universidade. “Futuramente, a ideia é de abrir esses cursos para professores da rede pública, ou seja, envolver cada vez mais a comunidade externa da Uesb”, concluiu o professor.
GeoGebra para os alunos – O estudante do curso de Matemática, Samuel Alves, conheceu o GeoGebra em uma das disciplinas iniciais da graduação. “Além da Geometria, o programa oferece muitos outros caminhos pra trabalhar dentro do curso. Quando a gente começou a pegar Cálculo, Álgebra, o GeoGebra ajudou bastante”, recordou.
Ao adquirir mais interesse pela ferramenta, na medida em que avançava os estudos, Samuel encontrou na extensão, a possibilidade de despertar suas habilidades enquanto futuro professor de Matemática. “Trabalho auxiliando os alunos nas atividades, nunca tinha pensado em dar o curso. Mas, ao ver o pessoal que está começando olhar pro programa ainda sem entender direito, o que pra mim hoje é uma coisa tão simples, eu posso ajudar, e a gente fica feliz com isso. Então, como eu faço licenciatura, estar em sala de aula, ajudando os outros, é uma experiência muito legal”, definiu.