Você já ouviu falar sobre as Ueps? As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (Ueps) são sequências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), do psicólogo da educação estadunidense David Ausubel, que visam atuar como facilitadores da aprendizagem.
Ganhando espaço na área de Física, as Ueps têm sido utilizadas em pesquisas desenvolvidas no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPef) da Uesb. A metodologia possibilita ao estudante uma melhor percepção do que está sendo estudado na sala de aula, relacionando o conteúdo ensinado com aspectos do seu cotidiano e, assim, proporcionando o compartilhamento dos conhecimentos obtidos para outros contextos da vida.
Weudes Bonfim, mestre em Física pela Uesb, utilizou a abordagem em sua dissertação, intitulada “O uso de multimeios no estudo de ondas no Ensino Médio”. O pesquisador destacou que diversos estudos sobre o ensino de Física no Brasil têm mostrado que a maioria dos alunos do Ensino Médio tem dificuldade em assimilar o conteúdo da disciplina e aplicá-lo em seu cotidiano. Assim, alternativas sugeridas pelos estudiosos incluem atividades experimentais, produção de textos, uso de vídeos, podcasts e simulações como recursos metodológicos capazes de captar a atenção e a curiosidade dos alunos.
Em sua pesquisa, Bonfim buscou explorar o potencial das Ueps, permitindo a análise do conhecimento prévio dos alunos sobre ondas, bem como seu aprofundamento. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Mata Verde, no município de Mata Verde, em Minas Gerais.
A estratégia foi relacionar os conceitos e princípios da TAS com as estratégias de ensino e avaliação, envolvendo os alunos com experimentos reais e virtuais sobre ondas e, em seguida, realizando uma discussão sobre o assunto por meio de diálogos. Nesta sequência, os conceitos de ondas foram trabalhados com diferentes explicações ou visões, em uma série de nove aulas durante os meses de setembro e dezembro de 2021.
Bonfim aponta que o método possibilita a construção de uma aprendizagem importante na relação do aluno com o conteúdo. “A Ueps é notável por ser um método onde explora os conhecimentos prévios dos estudantes na construção de uma aprendizagem cada vez mais significativa com relação a algum conteúdo. Dessa forma, o estudante desenvolve a capacidade de relacionar os conteúdos aprendidos a outras circunstâncias, melhorando o seu processo educacional e podendo desenvolver novas aprendizagens”, explicou.
Messias Antônio da Silva também utilizou a metodologia em sua pesquisa “Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo do fóton e algumas de suas aplicações”. A dissertação trouxe uma proposta alternativa para o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, inserindo o estudo do fóton e algumas de suas aplicações.
Com caráter qualitativo e investigativo, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rio Pardo de Minas, em Minas Gerais. Durante a aplicação da pesquisa, foi apresentada uma sequência didática que incentivava o ensino-aprendizagem de FMC no Ensino Médio por meio de conceitos iniciais sobre o estudo do fóton e as relações do cotidiano.
“Utilizamos, nesta estratégia didática, ferramentas com variados recursos pedagógicos, como questionários eletrônicos e físicos, vídeos, texto, construção de mapas conceituais, simulações virtuais e experimentos. Percebemos, durante o processo de intervenção pedagógica, as evidências de elementos necessários para considerar, dentro dos objetivos da pesquisa, que esta apresentou êxito, após concluir todas as etapas”, conta.
Oito passos para aplicar a Ueps – Para entender melhor o método, o professor Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), propôs oito passos para aplicação da Ueps em uma sequência didática. O primeiro passo é definir o tópico abordado. O segundo é propor ou criar situações nas quais o aluno possa externalizar o seu conhecimento prévio. O terceiro é propor situações-problema, em nível bem introdutório, levando em conta o conhecimento prévio do aluno, que preparem o terreno para a introdução do conhecimento que se pretende ensinar.
O quarto passo requer que o educador apresente o conhecimento a ser ensinado do amplo e geral, seguindo para exemplos mais específicos. O quinto passo é retomar aspectos mais gerais e fazer uma nova apresentação, explorando a complexidade do assunto. No sexto passo, começa-se a concluir a unidade, onde é necessário retomar os conceitos gerais e relevantes.
O sétimo passo é a avaliação da aprendizagem. Por fim, o oitavo passo é quando a Ueps é avaliada como um todo e, a partir daí, são analisados se os alunos atenderam a expectativa.