Durante os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, a comunidade acadêmica do campus de Itapetinga esteve mergulhada no Workshop de Redação Científica, conduzido pelo professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Leandro Loguercio. Segundo o docente, o curso foi ofertado após ele detectar um problema sistêmico: a dificuldade dos pesquisadores de integrarem o fazer científico com os artigos que eles precisam produzir.
Professor da disciplina “Técnicas de Redação Científica” na Uesc, Loguercio afirmou que a base do curso é fruto da experiência acumulada ao longo dos anos, quando buscou entender a origem dos problemas da escrita. “Essa é uma dificuldade generalizada dos pesquisadores se expressarem com profundidade e conseguirem escrever autonomamente”, relatou o docente. Apesar de ser responsável pela disciplina, Loguercio comenta que foi na sua observação sobre a dificuldade geral em produzir trabalhos acadêmicos que ele resolveu montar o workshop. “Quando percebi isso, notei que estávamos com um problema sistemático de formação”, disse.
Estrutura do curso – Com carga horária de 16 horas, o Workshop foi dividido da seguinte forma ao longo dos três dias. O primeiro momento foi discutido “Produção científica e plágio” em uma conversa introdutória, na qual foi debatida a importância da redação científica na pós-graduação e as características de nosso sistema educacional/cultural, cujo resultado de má-formação escolar induz o indivíduo ao plágio. Em seguida, o espaço foi aberto para dialogar sobre “Manuscrito e mitos da redação científica”, no qual foram apresentadas semelhanças e diferenças entre paper e projeto, além da desmistificação de “regrinhas” inúteis que vem sendo propagadas, prejudicando a formação acadêmica
Encerrando o cronograma de discussões, o Workshop trouxe para o debate “Técnicas de redação”, no qual o docente mostrou como usar de maneira inteligente o google tradutor, ou seja, como algumas técnicas de escrita podem permitir a tradução correta de textos em português para o inglês, prontos para submissão em revistas científicas. Loguercio lembrou ainda que o Workshop é uma forma de tentar resolver um problema que se estende para todas as áreas. “Costumo pensar que os princípios gerais da ciência pertencem a todas as áreas, claro, respeitando as características específicas de cada campo do saber”, afirmou.
Sob organização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECAL), o Workshop foi destinado, especialmente, aos estudantes de pós-graduação.