Chegou a hora de abrir as discussões em torno dos livros escolhidos para o Vestibular Uesb 2023. O projeto “X da Questão”, produzido pela Assessoria de Comunicação da Uesb, convidou profissionais da área de Literatura para fazer uma análise das obras literárias, auxiliando, assim, a preparação dos candidatos para as provas.
No primeiro vídeo da série, a professora Ester Maria de Figueiredo, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Uesb, dialoga com as características presentes no livro “Olhos D’água”, da escritora mineira Conceição Evaristo.
Na análise, Ester aponta as principais características observadas nos contos que integram o livro e como eles se correlacionam. Além disso, traça alguns pontos importantes da escrita de Evaristo, bem como aponta caminhos para que os candidatos fiquem atentos nesse percurso de preparação para o Vestibular. “Dentre os 15 contos, o livro tem a marca da ancestralidade, da memória, da herança, do legado. E essa dimensão da ancestralidade acaba sendo o cenário discursivo que reúne todos os contos do livro”, observa.
Assista abaixo ao comentário completo:
Sobre a obra – Publicado em 2014, “Olhos d’água” reúne 15 contos que retratam a violência urbana que atinge a população negra brasileira. As mulheres são as personagens centrais desse contexto de desigualdade social, narrado com propriedade por Conceição Evaristo. Mães, filhas, avós, amantes, mulheres e, também, homens, com histórias de várias realidades brasileiras, protagonizam essas narrativas.
Vestibular 2023 – Completa a seleção literária do processo seletivo deste ano o livro “Torto Arado”, do escritor baiano Itamar Vieira Junior. As provas do Vestibular Uesb serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todas as informações estão disponíveis no site do Vestibular e nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube.