Depois de trazer uma análise sobre o livro “Olhos d’água”, o X da Questão, projeto da Assessoria de Comunicação da Uesb, publica o comentário sobre a segunda obra literária escolhida para o Vestibular Uesb 2023. A proposta é apresentar alguns dos principais pontos da narrativa, por meio de um profissional da área de Literatura.
Neste segundo vídeo, o romance brasileiro “Torto Arado”, escrito por Itamar Vieira Junior, entra em cena para a análise. O convidado é o professor Josué Brito, mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Uesb, que traz elementos importantes do realismo presente na obra, destaca as relações sociais presentes, bem como pontos da linguagem do autor.
“A ficção tem compromisso com a linguagem, mas, ao mesmo tempo, ela precisa destacar o homem e o seu contexto. Então, é um enredo realista, que, no final, também aparece um pouco do realismo mágico, mas que se centra nos sofrimentos humanos. E aí nós temos temáticas como o abandono, a loucura, o adoecimento, a morte, a luta social, a tragédia no campo, as perdas. Tudo isso faz com que o livro ganhe em força”, observa Josué.
Assista abaixo ao comentário completo:
Sobre a obra – Publicado em 2019, o romance narra a história de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que têm suas vidas marcadas por um acidente na infância. A história é ambientada em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina, na Bahia, e traz marcas de uma comunidade que vive em condições de trabalho escravo contemporâneo. Durante a trama, é possível identificar particularidade culturais, como o ritos do Jarê, uma religião de matriz africana existente somente na região da Chapada Diamantina. Em 2020, a obra venceu o Prêmio Jabuti.
Vestibular 2023 – Neste ano, as provas do processo seletivo serão aplicadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todas as informações estão disponíveis no site do Vestibular e nos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube.