Programas e Projetos

Indicadores Econômicos de Vitória da Conquista

O projeto realiza pesquisa de preços para desenvolvimento de cálculos e divulgação dos indicadores da cesta básica e dos Índices Nacionais de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referentes aos grupos de Alimentação e Bebidas, Habitação, Artigos de Residência e Transportes, no município de Vitória da Conquista.

Janela Indiscreta Cine-Vídeo 

Há mais de 25 anos, o Programa desenvolve atividades que possibilitam o exercício da leitura cinematográfica e, consequentemente, a formação de público para o cinema mundial e brasileiro, procurando, sempre, estreitar a relação cinema-educação. Sessões semanais, mostras temáticas, oficinas, palestras e seminários são desenvolvidos pelo Programa.

Museu Regional – Casa Henrique Prates 

Criado em 1991, o Museu é um instrumento de estudo, preservação e divulgação da cultura, da arte e da memória histórica do Planalto da Conquista. Desenvolve atividades pedagógicas com escolas das redes pública e privada, realiza exposições, lançamentos de livros, palestras, exibições de vídeos, entre outras ações.

Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira

O projeto interdepartamental e interinstitucional do Museu Pedagógico foi implantado em 1999, consolidando-se enquanto espaço destinado não somente à pesquisa, mas também à extensão. O Museu realiza uma produção coletiva do conhecimento sobre a História da Educação e a Cultura à luz de várias ciências.

Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NDCA)

Com o objetivo de atender crianças e adolescentes, bem como as suas respectivas fam´lias, que tiveram seus direitos violados, o Núcleo oferece assistência psicossocial e jurídica em formato multi e interdisciplinar em Vitória da Conquista. Desenvolve, ainda, ações em parceria com entidades comprometidas com o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler)

Há mais de 25 anos, o Proler desenvolve em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista ações de leitura, palestras, organização de acervos de literatura, oficinas, atendimento e orientações redacional, além de coletar históricas populares. As ações visam contribuir para a qualidade da educação e da formação de leitores, democratizando a o acesso aos bens culturais e valorizando saber local.