Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Em 2025, a Uesb reforçou seu papel vital no desenvolvimento social e no bem-estar da população, atingindo quase meio milhão de pessoas em 154 municípios da Bahia. As ações de extensão da Universidade, que abrangem diferentes áreas de conhecimento, não se limitam aos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, mas vão além, alcançando comunidades em diversas regiões do estado.
Esse alcance amplo evidencia o compromisso da Uesb com a transformação social e o impacto direto na vida das pessoas. Só nesse último ano, a Universidade investiu mais de R$ 3,4 milhões com financiamento dessas ações de extensão, realizadas por meio de projetos que envolvem diretamente estudantes, professores e técnicos da Universidade, com o apoio de bolsas de incentivo à participação acadêmica e comunitária.
“As atividades de extensão são fundamentais para promover o desenvolvimento local e regional, criando uma relação contínua, dialógica e socialmente comprometida com as comunidades que atendemos”, destaca Gleide Pinheiro, pró-reitora de Extensão.
Com um número crescente de atendimentos, a Uesb tem respondido à demanda social cada vez maior por serviços gratuitos. As ações não se restringem ao atendimento nos campi, se expandindo por meio de parcerias com órgãos e instituições externas, em diversas localidades. Nessa ampla troca entre Universidade e sociedade, foram ofertadas cerca de 300 ações de extensão no último ano, incluindo programas, projetos, cursos e eventos.

Serviços para todos – Com formação profissional de excelência, a Uesb disponibiliza atendimento gratuito em diversas espaços da Instituição que funcionam como campo de aprendizado. Em Vitória da Conquista, o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) oferece consultas médicas, nutricionais e psicológicas, atendendo à crescente demanda por serviços de saúde mental.
Em Jequié, a Clínica de Fisioterapia, por exemplo, promove a reabilitação de pacientes com problemas musculoesqueléticos e neurológicos, enquanto a Clínica de Odontologia realiza tratamentos essenciais para a saúde bucal da população.
Silvio Soglia, paciente atendido na Clínica de Odontologia, compartilhou sua experiência. “Passei por uma extração de sisos. O atendimento foi excelente, desde a chegada na recepção, no raio-x, até o momento da cirurgia. Tudo muito humanizado e profissional. Me senti bastante confortável no ambiente e indicaria toda a comunidade a fazer seus procedimentos no Módulo de Odontologia da Uesb”, conta.
Ele também ressaltou a importância do atendimento gratuito: “Hoje em dia, a saúde bucal passou a ser imprescindível. Quanto mais a população souber e tiver acesso a procedimentos, melhor. Muitos dos tratamentos fogem das condições financeiras das pessoas. Então, esse atendimento gratuito consegue expandir ainda mais a qualidade na saúde da população”, avalia.

O crescimento da demanda por serviços apoio psicológico reflete os desafios sociais e emocionais enfrentados pela população, especialmente após a pandemia. A Uesb tem respondido a essas necessidades de forma eficaz, especialmente por meio do Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi), que vem ampliando suas ações e consolidando-se como um pilar essencial de apoio para a comunidade de Vitória da Conquista e em atendimentos remotos.
Além de procedimentos de saúde, a Uesb oferta serviços em outros campos. É o caso do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uesb, que oferece orientação jurídica gratuita nas áreas de direito civil, trabalhista e de família, fundamental para garantir o acesso à justiça, especialmente para as populações de baixa renda.
Em Itapetinga, o Centro de Extensão Universitária da Uesb, realiza atividades com quilombos, associações de agricultores familiares e escolas da educação básica. Além disso, promove programas como a Ludoteca e o ProLer, que estimulam a interação entre a Universidade e a comunidade. Neste ano, o Centro vem sendo reformado para ampliar sua estrutura e oferta, ainda mais, qualidade para a comunidade.

Transformação – Em 2025, a Universidade também expandiu o impacto de suas ações por meio de cursos, intercâmbios acadêmicos e eventos em parceria com outras instituições. Esse movimento tem fortalecido ainda mais seu papel na promoção da transformação social e no desenvolvimento regional.
As ações de extensão da Uesb estão estruturadas em oito eixos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho. Em 2025, foram 41 ações em Itapetinga, 92 em Jequié e 155 em Conquista. A missão é continuar investindo na integração dos projetos da Uesb com as necessidades das comunidades, além de proporcionar aos seus estudantes uma formação prática, preparando-os para os desafios da sociedade.
“Ao atuar de forma integrada e territorialmente referenciada, a Uesb reafirma seu compromisso com a transformação social, o desenvolvimento regional e a construção de uma sociedade mais justa e democrática. A extensão não só leva o conhecimento acadêmico para a sociedade, mas também traz para a universidade as experiências e necessidades reais das comunidades, criando uma via de mão dupla que beneficia ambos os lados”, conclui a pró-reitora.