Com o tema “Escreva sua história, transforme seu futuro!”, a Uesb encerra o Vestibular 2025, registrando mais de 9 mil candidatos realizando as provas. Com mais de mil vagas disponíveis, o processo seletivo vai além de preencher uma vaga, ele é o primeiro passo para a transformação de realidades. Nesse universo de sonhos, pessoas de diferentes idades, territórios, identidades raciais, condição social puderam colocar em prática, nos dias 1º e 2 de dezembro, o conhecimento adquirido durante o ano.
A nutricionista Karine Chagas, 36 anos, é natural de Vitória da Conquista e não desistiu do sonho de se tornar médica. Já com família formada, ela vai em busca de sua segunda graduação. “Desde pequena, tenho o sonho de fazer Medicina e, recentemente, voltei para a sala de aula e comecei a me preparar. Um dos meus desafios é relembrar os assuntos, pois, mudou muita coisa. Tem assunto do Ensino Médio que eu vi na graduação”, conta. “Escolhi a Uesb por confiar na qualidade de ensino e por estar perto de casa”, completa Karine.
Já formada, Karine Chagas busca realizar o sonho de ser médica
A Instituição como um lugar de sonho também é marcada pela história de Maria de Fátima Pacheco, 55 anos. Moradora de Anagé, ela tenta, pela primeira vez, realizar uma faculdade, ingressando no curso de Pedagogia. Para Fátima, a educação é quem vai garantir um futuro melhor, “pois, a cada dia que buscar o conhecimento, mais aprendizado você tem para sua vida”, diz. Apaixonada por trabalhar com crianças, ela vê na formação a realização de um sonho.
O professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, reforça a importância da Uesb no processo de formação humana. “Um dos grandes diferenciais de uma universidade pública é a articulação que é realizada entre o ensino, a pesquisa, a extensão, a pós-graduação, o desenvolvimento da ciência, a formação de profissionais em todas as áreas que, consequentemente, contribui para a formação mais humana, técnica, científica, política, de todos aqueles que passam pelos bancos de nossa Universidade”, defende.
Amanda sonha em ingressar na Uesb e formar em Letras ou Jornalismo
Acesso e Inclusão – A Uesb também contribui com a formação por meio de ferramentas de acesso e inclusão ao Ensino Superior. Durante o Vestibular 2025, 50% das vagas estavam disponíveis para pessoas oriundas de escolas públicas e negras (pretas e pardas). Neste ano, foram quase 5 mil inscritos para essas modalidades e uma novidade: agora, os candidatos aprovados na reserva de vagas para negros passarão pela Banca de Heteroidentificação.
Após a aprovação, são inúmeras oportunidades ofertadas que assistem esses candidatos. Por meio do Programa de Assistência Estudantil, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica têm acesso a auxílio moradia, transporte, alimentação, xerox, participação em eventos, dentre outros. “Fazemos a inclusão de nossos alunos para que eles tenham um bom desenvolvimento para concluir seu curso de graduação”, explica o pró-reitor.
Vontade de construir uma vida pautada no conhecimento é notada pela história de Amanda Amaral, de 22 anos. Amanda é pessoa com deficiência e realizou a seleção para o curso de Letras. “Meu momento mais importante foi realizar essa prova. Foi meu primeiro Vestibular e eu sonho cursar Letras e Jornalismo. Os temas da prova foram muito bons e eu tive um transcritor maravilhoso”, conta. A candidata foi uma das 60 pessoas que contaram com atendimento especializado, suporte ofertado no Vestibular da Uesb.
Cerca de 500 profissionais estão envolvidos na realização do Vestibular Uesb 2025
Balanço do Vestibular – São muitas etapas que compreendem toda a seleção. Desde o processo de licitação, iniciado em março deste ano, passando pelas parcerias com as escolas para a realização da prova, elaboração do Edital, curadoria dos livros e filmes cobrados, definição do período de inscrição, divulgação de todas as etapas e, enfim, a aplicação segura de provas. Em todo esse processo, cerca de 500 pessoas estão mobilizadas para garantir uma seleção justa e eficiente.
Nos dois dias de provas, o Vestibular registou pouco mais de 18% de abstenção, média dentro do previsto pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). Conforme cronograma do Edital, nesta quarta, 4, a partir das 19 horas, será divulgada a consulta individual ao gabarito oficial preliminar das provas objetivas, no site do Cebraspe, banca responsável pelo processo seletivo neste ano.
Confira todas as informações no site do Vestibular e pelo Instagram e WhatsApp da Uesb.