Entre os dias 5 e 7 de dezembro, acontece o 1º Congresso de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Sudoeste da Bahia. A iniciativa busca construir um espaço formativo, dialógico e crítico, capaz de promover reflexões sobre políticas, pesquisa e práticas inovadoras em torno da inclusão escolar.
Com diversas atividades e temáticas planejadas, o Congresso contará com conferências, mesas-redondas, comunicações científicas, diálogos inclusivos, oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e muito mais. A programação completa pode ser acessada aqui e será realizada no Prédio Administrativo do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista. Os interessados em realizar inscrição e/ou submissão de projetos devem realizar por meio dos links disponíveis.
O evento é voltado para professores de Instituições de Ensino Superior, da Rede Estadual e Municipal de Ensino, bem como profissionais que realizam Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais ou núcleos de acessibilidade, profissionais de equipes multidisciplinares que atuam junto a pessoas com deficiência e pessoas com deficiência e gestores educacionais.
O Congresso é uma ação extensionista interinstitucional, vinculada ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), projeto de extensão contínuo da Uesb, ao Programa de Formação Pedagógica do Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Ufba e à Coordenação de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, do Ifba em parceria com várias entidades e organizações da sociedade civil. A iniciativa agrega docentes, grupos de pesquisa, técnicos administrativos, estudantes, pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais de diversas instituições da Região Sudoeste da Bahia que vivenciam e trabalham com temáticas relacionadas à deficiência e ao processo de escolarização.
Para mais informações, entre em contato com a organização pelo e-mail gpnai@hotmail.com, ou, ainda, acesse o site do Congresso.