Entre os dias 8 e 23 de outubro, será realizada a 4ª edição do Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte (Fuica). Com o tema “A flor na pedra e o trigo ao vento: o rebentar da criação”, que faz referência à canção “Rebento”, de Gilberto Gil, o evento objetiva estimular os estudantes a pensar nos aspectos da canção e relacioná-los com sua experiência dentro e fora da Universidade.
Neste ano, o Festival acontecerá em datas diferentes, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, sempre em espaços de promoção da arte e da cultura. O evento terá início no campus de Itapetinga, nos dias 8 e 9 de outubro, e segue para o campus de Jequié, nos nos dias 15 e 16 de outubro. O encerramento do Fuica será em Vitória da Conquista, entre os dias 21 e 23 de outubro, com atividades no Teatro Glauber Rocha e no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Ao todo, foram selecionadas 26 obras, após uma seleção com 108 propostas inscritas e analisadas por uma comissão curadora composta por professores, artistas e profissionais egressos dos cursos de Artes da Uesb. A comissão foi presidida pela professora de licenciatura em Teatro, Cissa Dias, que participou das edições anteriores do Fuica.
Programação – O Festival contará com espetáculos teatrais, performances, coreografias, exposições de pintura, fotografia, multilinguagem, curtas-metragens, shows musicais de MPB, maracatu, violão e violino, além de oficinas criativas e mesas temáticas. A programação completa das três cidades pode ser acessada aqui.
Este ano, o espetáculo convidado para abertura das atividades do campus de Vitória da Conquista é “Memórias imaginadas das terras por onde andei”, da artista Dani de Iracema. A apresentação faz parte do projeto “Sertão Sankofa”, que realiza, além da apresentação, uma série de atividades formativas e criativas.
O Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte é uma realização da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Perrmanência e Assisntência Estudantil (Proapa), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Assessoria de Comunição (Ascom). Mais informações, acesse o Instagram do Fuica.