No último dia 19 de julho, teve início o segundo período do ano letivo 2020 na Uesb. Além dos mais de sete mil alunos ativos na Universidade, cerca de 900 novos estudantes chegam à Uesb, selecionados tanto pelo Vestibular quanto pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entre veteranos e recém-chegados, muitas são as dúvidas. Será que alguma delas pode ser respondida por aqui?
1. Mais um semestre de Ensino Remoto Emergencial (ERE), mas com novidades!
Diante do cenário de pandemia ainda não controlada no Brasil, a Uesb deliberou pelo ERE, alternativa encontrada para encerrar as atividades acadêmicas no período 2019.2 e para o exercício de todo o semestre 2020.1. A decisão foi tema de reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), instância responsável pelas definições relacionadas à vida acadêmica . Durante o encontro, o principal questionamento foi sobre a possibilidade do retorno híbrido. Para responder à demanda estudantil, o período letivo 2020.2 contará com atividades acadêmicas presenciais: as disciplinas práticas, indicadas pelos Colegiados dos cursos e aprovadas pelo Comitê Emergencial. Todas as informações sobre a modalidade remota de ensino estão disponíveis no site do ERE.
2. Como funciona o Ensino Remoto?
No Ensino Remoto, as atividades podem ser síncronas e assíncronas. No primeiro caso, estão elencadas as aulas virtuais, quando professor e alunos estão conectados, simultaneamente, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que, no caso da Uesb, é a plataforma G-Suíte for Education. Já nas assíncronas, não é necessário que o professor acompanhe as atividades em tempo real, permitido ao estudante a liberdade de realizá-las no momento em que tiver disponibilidade. De acordo com o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial para os cursos de Graduação, na Uesb, as atividades síncronas devem corresponder a, no mínimo, 25% da carga horária do semestre letivo.
3. Como participar das atividades síncronas?
Nesse primeiro momento, é importante manter contato com o Colegiado do curso para receber as orientações, os horários e as informações sobre as disciplinas ofertadas. Essa relação com os colegiados tem acontecido também de forma remota. Confira aqui a lista de e-mails desses setores.
Para assistir às aulas, todo estudante deve possuir o e-mail institucional e ativá-lo. Após esse procedimento, basta acessar a plataforma G-Suíte, com o material em mãos. Em caso de dúvidas para a ativação do e-mail, acesse as orientações aqui, ou entre em contato com uma das Unidades de Informática da Uesb (Uinfor): uinforit@uesb.edu.br, em Itapetinga; suporte.uinforjq@uesb.edu.br, no campus de Jequié; e uinfor@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista.
4. Suporte para todos os estudantes
Quem ingressa neste semestre letivo ou já é aluno ativo da Instituição não está sozinho. Na Uesb, o suporte ao estudante é viabilizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, sobretudo, pela Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas, conhecida como Aapa. Passam pelo setor, os encaminhamentos para a oferta de auxílios e bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica psicossocial, além de demandas que visam a permanência de todos discentes.
Durante o ERE, algumas dessas ações têm sido o Auxílio Conectividade e o Auxílio para a Pós-Graduação. Já nesse último caso, a iniciativa está ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). Outros setores também estão envolvidos na vida acadêmica, a exemplo da Secretaria de Cursos, ou na oferta de serviços aos estudantes, como as bibliotecas e projetos que oferecem apoio psicológico.
5. A Universidade não acontece somente nas salas (virtuais) de aulas
Estar em uma universidade pública é o sonho de muitas pessoas, pois significa emancipação e transformação social. Isso só é possível, no entanto, ao vivenciar o tripé universitário que é formado pelo Ensino, pela Pesquisa e pela Extensão. Cada uma dessas áreas envolve um conjunto de oportunidades aos estudantes, em atividades como monitoria, Iniciação Científica, estágio, Residência Pedagógica, além de eventos como palestras, seminários e cursos, dentre outras ações. Para acompanhar todas as possibilidades que fazem parte do universo universitário, o estudante deve conferir, com frequência, o site da Uesb e se inteirar das novidades nos perfis @UesbOficial no Facebook, Instagram e Twitter.