Com recursos próprios, a Uesb oferece auxílios para contribuir com a permanência no Ensino Superior
Já pensou entrar em uma universidade pública e contar com auxílios que contribuem com sua permanência? Durante a graduação, muitos alunos em situação de vulnerabilidade econômica enfrentam desafios que os fazem questionar a continuidade do curso. Mas, a Uesb oferece diversas formas de apoio. Vamos descobrir quais são?
O primeiro passo é se habilitar ao Programa de Assistência Estudantil, o Prae. Nele, alguns requisitos são necessários para garantir a regularidade do processo, como comprovação de renda per capita, não ter diploma de graduação em nível superior, entre outros. Com essa habilitação, que, neste ano de 2025, será realizada no início de cada semestre, o aluno poderá ter alguns auxílios durante a graduação. O Edital é divulgado pela Pró-Reitoria da Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), pasta responsável por essa área na Uesb.
Atualmente, a Universidade oferece, por meio de recursos próprios e exclusivos a esses habilitados, bolsas auxílio de permanência, moradia, residência universitária, alimentação, transporte urbano e intermunicipal, equipamentos (concessão de notebooks e acesso à internet) e cota de xerox. Já a concessão de auxílio para participação e organização de eventos é voltada tanto para o habilitado Prae como qualquer outro aluno de graduação. Além disso, os alunos podem ser remunerados por meio de Editais de monitorias, seleção de tutoria de disciplinas, programas e ações culturais e esportivas desenvolvidas pela Universidade.
Mateus Meira, aluno do 8º semestre do curso de Biologia, por ser estudante vinculado ao Prae pode participar do Edital de participação em eventos externos com ajuda de transporte. De acordo com ele, essas ações têm um papel na sua formação, pois “apesar de estudar no vespertino, os estágios e atividades extracurriculares são realizadas em turno oposto”, explica.
A ajuda de custo lhe trouxe experiência em eventos como no Encontro Nacional de Ensino de Biologia, em Belo Horizonte (MG), e no 74º Congresso Nacional de Botânica em Brasília (DF). “Os auxílios da Uesb permitem-me conhecer o país, outras instituições e pessoas que realizam pesquisa na mesma área ou áreas similares à minha. Além disso, ajudam a divulgar os trabalhos realizados e o meu TCC, levando o nome do meu orientador e da Universidade para outros lugares.”, defende.
Com a participação em Edital de eventos, Mateus apresentou pesquisa no Congresso em Brasília, DF
O Auxílio Integral também contribui com a permanência da estudante do 8º semestre do curso de História, Maria Clara Brito. Além de pagar R$ 2,00 por até duas refeições diárias no Restaurante Universitário (RU), Clara também tem acesso à cópias gratuitas na gráfica da Uesb, ajuda de custo para deslocamento até o campus onde assiste aulas e auxílio financeiro para despesas pessoais, como medicamentos e outros.
“Não podemos ignorar o impacto positivo do Prae e toda sua estrutura de assistência, não apenas na minha permanência, e formação, mas também de muitos colegas que foram beneficiados pelo Programa”, pontua a estudante. Habilitada ao Prae desde o primeiro ano do curso, Maria Clara passou a ser bolsista integral a partir do 3º semestre.
Outras opção de acesso a oportunidades para contribuir com a permanência é o Programa Mais Futuro. Criado pelo Governo Estadual e concedido aos estudantes das universidades estaduais, a iniciativa oferece bolsas de auxílio em três perfis: para alunos que residem em municípios com até 100km de distância, acima dessa quilometragem e para aqueles que já recebem algum benefício da Instituição em que estuda e necessita de uma renda complementar. O Edital é lançado anualmente pelo site do Governo e das universidades.
Os estudantes da Uesb podem ter acesso ao Programa Mais Futuro
Acessibilidade – A Universidade também conta com uma rede de apoio para acompanhamento do aluno. Trata-se do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd), um serviço de atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, que é realizado por profissionais do Núcleo, localizado nos três campi da Universidade. Os atendimentos são realizados por meio de tradutor intérprete de libras, adaptação de material didático em textos impressos e áudio, conversão de material em Braile, entre outros.
As ações realizadas pelo Núcleo também contemplam um suporte pedagógico voltados para estágios supervisionados desses alunos e também durante provas. Oferece suporte no estudo do Português escrito como segunda língua para surdo e oferece acessibilidade comunicacional e de sinalização em atividades de pesquisa, extensão, acadêmicas e administrativas.
Para ter acesso à essas informações, é importante que o aluno matriculado esteja atento no site da Universidade. Todo o suporte acadêmico para contribuir com a permanência é realizado pela Proapa, através do e-mail proapa@uesb.edu.br ou pela Coordenação de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa) pelos contatos: prae.ita@uesb.edu.br ou (77) 3261-8664, em Itapetinga; prae.jq@uesb.edu.br ou (73) 3528-9716, em Jequié; e prae.vca@uesb.edu.br ou (77) 3424-8657, em Vitória da Conquista.