Depois de ter realizado nove sessões comentadas dos filmes do Vestibular Uesb 2019 nas três cidades-sede da Instituição – Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga –, tendo recebido cerca de dois mil vestibulandos, o projeto “Cinema: Eis a Questão” disponibiliza a publicação Leituras de Cinema, com críticas escritas pelos comentaristas dos filmes, e vídeos gravados em estúdio com esses mesmos convidados.
O projeto acontece há 15 anos, realizado pelo Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a Pró-Reitoria de Graduação, com a parceria da Comissão Permanente de Vestibular. Nesta edição, como em algumas outras, conta também com a parceria do Programa Universidade para Todos (UPT).
Mantendo o formato original desde que foi criado o projeto, em 2004, a equipe do Janela Indiscreta selecionou três obras, duas nacionais e uma estrangeira, que farão parte das provas do vestibular: Menino 23: infâncias perdidas no Brasil, de Belisario Franca; Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, e Os miseráveis (versão de 1935), de Richard Boleslawski. Cada um dos filmes é comentado (nas sessões, no livreto e nos vídeos) por três professores/pesquisadores convidados, que compartilham suas leituras, para livre e irrestrito acesso pelos vestibulandos. Neste ano, há ainda o acréscimo de um vídeo, com comentário do ator José Dumont, do filme Era o Hotel Cambridge. Acesse os vídeos aqui.
Mais informações, no Janela Indiscreta, telefone (77) 3425-9330 ou e-mail janelaindiscretacinevideo@gmail.com.