As experiências adquiridas nas atividades dos Programas são compartilhadas com a comunidade interna e externa por meio de seminários
Os caminhos dentro da Universidade para uma formação plena são diversos. Cada oportunidade é uma chance de adquirir novos aprendizados que contribuem para o desenvolvimento profissional. Na Uesb, além das salas de aula, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nos programas e projetos voltados para a formação complementar. Pibid, Peti, Partiu Estágio, monitorias de disciplinas e mais! São muitas as opções para escolher. Mas você conhece cada uma delas?
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa voltada para os estudantes das licenciaturas, que proporciona uma vivência prática na sala de aula. O Programa funciona no melhor estilo “uma mão lava a outra”. Enquanto os estudantes das licenciaturas têm a possibilidade de alcançar experiência na prática da docência, as escolas públicas podem contar com o apoio desses professores em formação.
Loise Vitória, estudante do curso de Ciências Sociais, não perdeu a oportunidade de participar do Programa. Para ela, a experiência proporcionou uma conexão real com as práticas de ensino, além de permitir a aplicação das teorias aprendidas em um ambiente escolar. “Esse contato direto com a sala de aula, a coordenação e a escola foi essencial para minha formação, pois me ajudou a entender melhor as demandas da docência e a saber se realmente era isso que eu queria para minha carreira”, explica.
Por meio da formação complementar, o estudante tem a oportunidade de assumir o protagonismo da sua jornada acadêmica
Caso esteja em busca de uma oportunidade diferente, a Uesb também conta com o Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti). Com o objetivo de fornecer formação ampla e de qualidade para os estudantes, o Programa atua por meio de grupos de aprendizagem tutorial interdisciplinares, orientados por professores tutores.
Os participantes exploram temas que dialogam com os conteúdos de diferentes componentes curriculares, além de realizar atividades de pesquisa e extensão. O Peti está presente nos campi da Uesb de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, e os estudantes podem participar como bolsistas ou voluntários.
Outra oportunidade disponível é a monitoria de disciplinas, que permite ao estudante aprofundar os conhecimentos aprendidos em sala de aula. A iniciativa possibilita que alunos auxiliem na organização das atividades acadêmicas e colaborem na aprendizagem dos colegas, ao mesmo tempo que reforçam seus próprios conhecimentos. O Programa oferece bolsas mensais, além de vagas voluntárias.
Guilherme Silva Almeida experienciou a monitoria de disciplinas ao longo de sua formação como pedagogo
Guilherme Silva Almeida, estudante de Pedagogia do campus de Itapetinga, pôde experienciar a monitoria de disciplinas. “Foi uma experiência única durante a minha graduação. Tive a oportunidade de ver, mesmo que de maneira indireta, as responsabilidades docentes em uma sala de aula. Isso me ajudou a compreender que a prática é o que leva à excelência”, conta.
Para ele, as vantagens que essa experiência proporcionou foram diversas. Além de aprimorar suas habilidades e reforçar sua decisão de seguir a carreira docente, a monitoria o ajudou a fixar melhor os assuntos estudados anteriormente. “Durante esse período, percebi a importância do comprometimento com os estudos. Ajudar os colegas me fez ver, de maneira mais clara, a disciplina. Com isso, consegui passar o conhecimento de uma forma mais eficaz”, completa Guilherme.
Por último, mas não menos importante, o Partiu Estágio busca promover a aproximação do estudante com o mercado de trabalho. O Programa oferece vagas de estágio remunerado em empresas e instituições parceiras, permitindo que os estudantes tenham a oportunidade de aplicar, no dia a dia, os conhecimentos adquiridos durante a graduação, além de se prepararem para os desafios profissionais.
O Programa que é gerido pelo Governo do Estado da Bahia, viabiliza e prioriza a oportunidade aos estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa atende alunos de todas as universidades baianas, priorizando aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada.
Agora que você já sabe um pouco mais do universo de oportunidades que compõe o mundo da formação complementar, fique atento! Todos esses programas realizam seleções por meio da abertura de editais que são publicados aqui, no site da Uesb. Acompanhe e não perca a sua chance.
Oportunidades não faltam, né? Escolha a sua!