O que éramos? O que somos? O que queremos ser? Com esses três questionamentos feitos pelo pró-reitor de Administração da Uesb, professor Elinaldo Leal, teve início a Oficina de Planejamento Estratégico Integrado para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), realizada nesta quarta, 12, no campus de Vitória da Conquista.
Documento norteador da política institucional da Uesb, o PDI 2019-2023 está em fase de construção e observa 12 eixos temáticos, como “Política de Ensino de Graduação”, “Política de Ensino de Pós-Graduação”, “Política de Pesquisa, Inovação e Tecnologia”, “Política de Internacionalização”, entre outros.
Coordenadora de Planejamento Institucional da Universidade e ministrante da oficina, Patrícia Gondim explicou que o momento é, especialmente, de capacitação dos coordenadores da comissão executiva. “Para elaboração das minutas dos eixos temáticos do PDI, eles precisam ter pleno conhecimento do que é um objetivo, do que é uma meta, do que uma ação, do que é um indicador de desempenho”, esclareceu Gondim.
Entre os coordenadores presentes na capacitação, estava Allisianne Krystina Saraiva, servidora responsável pelo eixo “Política de Extensão e Assuntos Comunitários”. Para ela, a oficina foi importante para o andamento do processo de construção do PDI, já que “foi possível esclarecer alguns conceitos inerentes ao processo de planejamento estratégico, avaliar algumas dificuldades institucionais e reforçar o cronograma de atividades”.
Saraiva destacou, ainda, a importância desse planejamento, sobretudo de forma conjunta. “Gerenciar uma organização do porte da Uesb é uma tarefa bastante complexa, considerando a sua área de atuação, diversidade de públicos atendidos e investimentos direcionados. Planejar a gestão e o desenvolvimento possibilita que toda a comunidade acadêmica tenha clareza dos objetivos que norteiam a Universidade e quais ações devemos implementar para alcançá-los”, pontuou.
Todos os detalhes da elaboração do Plano podem ser conferidos continuamente pelo site do PDI.