A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) encaminhou documento (Of. 09/2019), no último dia 23 de abril, solicitando esclarecimentos, posicionamentos e encaminhamentos à Reitoria da Uesb em razão do movimento de greve por tempo indeterminado, deflagrado em assembleia da categoria dos docentes realizada em 4 de abril e iniciado no dia 9 do mesmo mês.
A entidade sindical afirma, no documento, ter sido surpreendida ao ser informada, por seus associados, que no sistema informatizado de controle de frequência (RH-Bahia) encontra-se a informação de falta injustificada ao serviço a partir do dia 9 de abril e solicita que esta Reitoria retifique as informações constantes no sistema RH-Bahia, entendendo que o direito à greve é uma conquista dos trabalhadores do Brasil estabelecida no texto constitucional de 1988.
Diante disso, a Reitoria da Uesb torna públicos esclarecimentos e posicionamentos a respeito das questões levantadas. Confira aqui a nota pública emitida pela Reitoria na íntegra.