Neste ano, a Uesb completa 45 anos de existência e, após um trabalho constante junto à comunidade, oferece atualmente 47 cursos, com oportunidades que vão muito além do acesso ao ensino superior. Afinal, uma universidade é também um espaço de transformação pessoal, social e profissional. É tecida por experiências que marcam para toda a vida, em uma jornada construída por histórias e desafios que extrapolam a sala de aula. Por isso, a Uesb recebe, com boas expectativas, cerca de 8.250 alunos, entre ingressantes e veteranos, para o período letivo de 2025.2.
Nesse sentido, vale conhecer algumas possibilidades que o universo acadêmico pode oferecer para a sua formação. Como pontua o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, para os novos alunos é importante buscar integração com os espaços da Universidade, como colegiados, bibliotecas, laboratórios e áreas de convivência, favorecendo a troca de experiências entre cursos. “É essencial considerar que o percurso acadêmico de um estudante não se dá exclusivamente no âmbito da sala de aula, nem apenas na relação com o professor ou no desempenho nas disciplinas, mas extrapola esses espaços”, comenta o pró-reitor.
Já para os veteranos, que já estão inseridos na rotina acadêmica, o professor Reginaldo orienta que fiquem atentos às diversas possibilidades formativas. “O aprimoramento da vida acadêmica desses alunos está no planejamento das disciplinas e na participação em programas, monitoria, iniciação científica, educação tutorial e projetos de extensão”, pontua.
Rotina acadêmica – Para resolver os procedimentos relacionados à vida acadêmica dos alunos, a Universidade conta com uma estrutura que compreende a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que é responsável pelos assuntos dos cursos de graduação. O contato com o setor pode ser feito pelo telefone (77) 3424-8604 ou pelo e-mail prograd@uesb.edu.br.
Na Secretaria Geral de Curso, são realizadas as matrículas e colações de grau. O setor é responsável por coordenar, orientar, supervisionar e controlar os registros de todas as atividades necessárias até o encerramento do curso. Os contatos desse setor podem ser feitos pelos telefones (77) 3261-8612 e ssc-it@uesb.edu.br, em Itapetinga; (73) 3528-9654 e ssc-jq@uesb.edu.br, em Jequié; e (77) 3424-8661 e sgc@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista;
Os Departamentos e Colegiados são responsáveis pela gestão dos docentes e organização das atividades acadêmicas dos professores e alunos, respectivamente. Enquanto os Departamentos são distribuídos pelas grandes áreas do conhecimento, para cada curso há um Colegiado que organiza as disciplinas e as necessidades acadêmicas dos alunos, internas e externas à Instituição.
A Biblioteca está presente nos três campi da Uesb, onde são oferecidos espaços com acervo de livros, trabalhos de conclusão de cursos, obras de arte, e-books, por meio da Biblioteca Virtual, entre outros. Para realizar o cadastro, é necessário preencher um formulário eletrônico e anexar cópia do comprovante de matrícula e do documento oficial com foto. As orientações estão disponíveis aqui.
Assistência Estudantil – Para contribuir com a permanência estudantil na Universidade, são oferecidos alguns auxílios para todos os estudantes, o que inclui também em situação de vulnerabilidade social. Os Programas estão sob a responsabilidade da e Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa) e o contato pode ser feito pelo e-mail proapa@uesb.edu.br.
O Programa de Assistência Estudantil (Prae) oferece auxílios para alunos em situação de vulnerabilidade econômica, de transporte, alimentação, moradia, xerox, entre outros. Está previsto Edital para o período letivo de 2025.2. Para mais informações entre em contato com a Coordenação de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa) pelos e-mails: prae.ita@uesb.edu.br, em Itapetinga; prae.jq@uesb.edu.br, em Jequié; e prae.vca@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista.
A Uesb implementou o Restaurante Universitário (RU) nos três campi e todos os alunos têm direito a subsídios nas refeições diárias balanceadas a preços acessíveis. Os alunos de graduação podem se cadastrar na Ação de Apoio Alimentar, para ter direito a 50% de subsídio em até duas refeições, até o dia 12 de setembro. Já os alunos que são habilitados ao Prae pagam o valor de R$ 2,00 em até duas refeições diárias. É necessário aguardar o lançamento do Edital para se habilitar.
Anualmente a Proapa divulga Edital para participação em eventos externos à Instituição e organização de eventos internos, com ajuda de custo para transporte, hospedagem e alimentação. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 10 de cada mês. Para essa seleção, as informações estão disponíveis aqui.
Pesquisa e Inovação – Durante a jornada acadêmica, os estudantes já podem iniciar a carreira de pesquisador. Isso porque, a Uesb oferece oportunidades para a iniciação científica, por meio de bolsas ou de forma voluntária. Todo ano são lançados Editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). O acompanhamento dessa demanda está sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e o contato pode ser feito pelo e-mail: ppg@uesb.edu.br.
Extensão Universitária – A Universidade também se compromete em ser a ponte entre o que é produzido de conhecimento e a comunidade. Para isso, são realizados projetos, ações, programas, cursos, eventos, entre outros. Os alunos podem participar por meio de seleções que são realizadas. O setor que gerencia essa área é a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e o contato pode ser feito pelo e-mail proex@uesb.edu.br.
Internacionalização – Ampliar as fronteiras do conhecimento é uma das metas acadêmicas da Uesb. Estratégias para fortalecer a internacionalização da Uesb vêm sendo realizadas pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint), por meio de Editais que são lançados frequentemente. Neles, são disponibilizadas oportunidades de aprendizagem de língua estrangeiras, viagens a curto e longo prazo para realização de pesquisas ou participação de eventos em outros países, entre outros. Informações sobre essa área podem ser encontradas no site da Arint e pelo e-mail arint@uesb.edu.br.