Com o tema “Escreva sua história, transforme seu futuro!”, a Uesb encerra o Vestibular 2025, registrando mais de 9 mil candidatos realizando as provas. Com mais de mil vagas disponíveis, o processo seletivo vai além de preencher uma vaga, ele é o primeiro passo para a transformação de realidades. Nesse universo de sonhos, pessoas de diferentes idades, territórios, identidades raciais, condição social puderam colocar em prática, nos dias 1º e 2 de dezembro, o conhecimento adquirido durante o ano.
A nutricionista Karine Chagas, 36 anos, é natural de Vitória da Conquista e não desistiu do sonho de se tornar médica. Já com família formada, ela vai em busca de sua segunda graduação. “Desde pequena, tenho o sonho de fazer Medicina e, recentemente, voltei para a sala de aula e comecei a me preparar. Um dos meus desafios é relembrar os assuntos, pois, mudou muita coisa. Tem assunto do Ensino Médio que eu vi na graduação”, conta. “Escolhi a Uesb por confiar na qualidade de ensino e por estar perto de casa”, completa Karine.
A Instituição como um lugar de sonho também é marcada pela história de Maria de Fátima Pacheco, 55 anos. Moradora de Anagé, ela tenta, pela primeira vez, realizar uma faculdade, ingressando no curso de Pedagogia. Para Fátima, a educação é quem vai garantir um futuro melhor, “pois, a cada dia que buscar o conhecimento, mais aprendizado você tem para sua vida”, diz. Apaixonada por trabalhar com crianças, ela vê na formação a realização de um sonho.
O professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, reforça a importância da Uesb no processo de formação humana. “Um dos grandes diferenciais de uma universidade pública é a articulação que é realizada entre o ensino, a pesquisa, a extensão, a pós-graduação, o desenvolvimento da ciência, a formação de profissionais em todas as áreas que, consequentemente, contribui para a formação mais humana, técnica, científica, política, de todos aqueles que passam pelos bancos de nossa Universidade”, defende.
Acesso e Inclusão – A Uesb também contribui com a formação por meio de ferramentas de acesso e inclusão ao Ensino Superior. Durante o Vestibular 2025, 50% das vagas estavam disponíveis para pessoas oriundas de escolas públicas e negras (pretas e pardas). Neste ano, foram quase 5 mil inscritos para essas modalidades e uma novidade: agora, os candidatos aprovados na reserva de vagas para negros passarão pela Banca de Heteroidentificação.
Após a aprovação, são inúmeras oportunidades ofertadas que assistem esses candidatos. Por meio do Programa de Assistência Estudantil, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica têm acesso a auxílio moradia, transporte, alimentação, xerox, participação em eventos, dentre outros. “Fazemos a inclusão de nossos alunos para que eles tenham um bom desenvolvimento para concluir seu curso de graduação”, explica o pró-reitor.
Vontade de construir uma vida pautada no conhecimento é notada pela história de Amanda Amaral, de 22 anos. Amanda é pessoa com deficiência e realizou a seleção para o curso de Letras. “Meu momento mais importante foi realizar essa prova. Foi meu primeiro Vestibular e eu sonho cursar Letras e Jornalismo. Os temas da prova foram muito bons e eu tive um transcritor maravilhoso”, conta. A candidata foi uma das 60 pessoas que contaram com atendimento especializado, suporte ofertado no Vestibular da Uesb.
Balanço do Vestibular – São muitas etapas que compreendem toda a seleção. Desde o processo de licitação, iniciado em março deste ano, passando pelas parcerias com as escolas para a realização da prova, elaboração do Edital, curadoria dos livros e filmes cobrados, definição do período de inscrição, divulgação de todas as etapas e, enfim, a aplicação segura de provas. Em todo esse processo, cerca de 500 pessoas estão mobilizadas para garantir uma seleção justa e eficiente.
Nos dois dias de provas, o Vestibular registou pouco mais de 18% de abstenção, média dentro do previsto pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). Conforme cronograma do Edital, nesta quarta, 4, a partir das 19 horas, será divulgada a consulta individual ao gabarito oficial preliminar das provas objetivas, no site do Cebraspe, banca responsável pelo processo seletivo neste ano.
Confira todas as informações no site do Vestibular e pelo Instagram e WhatsApp da Uesb.