Em consonância com o desenvolvimento de pesquisas no país, a Uesb amplia, mais uma vez, o quadro de cursos de pós-graduação stricto sensu para fortalecer a qualificação profissional. Em outubro de 2018, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin). A iniciativa é resultado de um conjunto de atividades realizadas desde a concepção do Programa.
Segundo a professora Maria da Conceição Fonseca-Silva, coordenadora do PPGLin, “apesar do contexto difícil que se apresenta face aos ataques políticos e às restrições orçamentárias para a educação superior e para a pesquisa, a expectativa é de que o PPGLin oportunizará aos egressos mestres em Linguística, bem como outros mestres em outras áreas, a possibilidade de dar continuidade à formação pós-graduada em nível de doutorado”.
Além disso, ainda de acordo com a docente, o curso tem a competência de resolver problemas no que tange aos fenômenos de língua(gem), particularmente em uma região que ainda carece de múltiplas intervenções acadêmicas em todas as áreas do conhecimento. “Isto ajudará o fortalecimento da Uesb no seu papel de desenvolvimento da região Sudoeste da Bahia, e na ampliação do intercâmbio e cooperação entre a Universidade e outras instituições de ensino e de pesquisa, em nível nacional e internacional”, pontua a coordenadora.
Com seleção a ser realizada em fevereiro, o pró-reitor de Pós-Graduação da Uesb, professor Robério Rodrigues, enfatiza que é fundamental a ampliação de cursos com nível de mestrado e doutorado para a Universidade. “O Programa de Linguística já surgiu como um Programa forte, é um Programa recente e que já criou um Doutorado”, afirma o pró-reitor.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Linguística – O Programa possui três linhas de pesquisa e foi aprovado em outubro de 2010, iniciando a primeira turma do Mestrado em 2011. Na avaliação quadrienal de 2017, obteve a nota 4. A proposta do curso de Doutorado, articulada com o curso de Mestrado, linhas de pesquisa, disciplinas e projetos de pesquisa, foi avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico (CTC) da Capes, que lhe atribuiu a nota 4, em outubro de 2018.
Para a coordenadora do Programa, “o resultado da aprovação do Doutorado coroa o esforço coletivo da equipe do corpo docente permanente do PPGLin, que conta com 16 pesquisadores doutores, com maturidade científica consolidada, e dois, em consolidação, em diferentes áreas da Linguística e suas interfaces (Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Texto, Semântica, Análise de Discurso, Sociolinguística, Linguística Histórica, Linguística de Corpus, Neurolinguística, Aquisição da Linguagem, Psicolinguística, etc), bem como dos egressos e ingressos que, juntamente aos orientadores, cumpriram e cumprem as exigências acadêmicas para que um programa de pós-graduação possa se consolidar”.
Mais informações sobre o Programa podem ser conferidas no site do PPGLin. Os interessados podem ainda entrar em contato pelo telefone (77) 3425-9390.