“Os sonhos do meu casto coração (…) Ó pérola fulgente do sertão” são alguns dos versos do hino da cidade de Vitória da Conquista, situada a 509 km da capital baiana. É nessa pérola do sertão que muitas famílias confiam seus filhos para conquistar a vida por meio dos estudos. A cidade oferece não só educação, mas também possui uma economia diversificada na oferta de serviços de saúde, comércio e indústria em desenvolvimento. Já as áreas da economia agrária e cafeeira continuam fazendo parte da tradição na cidade.
Considerada a capital do Sudoeste baiano, Conquista, como é popularmente chamada, possui 343 mil habitantes e atende uma rede de 100 municípios da região. É aqui que a Uesb concentra 22 opções de cursos de bacharelados e licenciaturas, contemplando áreas de formação como Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Artes.
Os cursos de bacharelado compreendem Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Direito, Engenharia Florestal, Jornalismo, Medicina e Psicologia. Já para quem deseja atuar na docência, são ofertados os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia.
A comunidade acadêmica da Universidade é composta por mais de 4.500 alunos matriculados nos cursos de graduação, além de um quadro de servidores, entre técnicos, analistas e professores, que somam 734 funcionários efetivos. Durante a graduação, os estudantes têm acesso a possibilidade que vão além da sala de aula, com formação, também, na pesquisa e na extensão.
Ao longo dessa trajetória, é possível participar de projetos para iniciação à pesquisa, com bolsa ou de forma voluntária, como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), realizados em parceria com diversos órgãos. Ainda é possível participar de programas voltados para a educação, como o Programa de Educação Tutorial (Peti), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica. Intercâmbio com outras instituições e a participação em eventos estaduais, nacionais e, até mesmo, internacionais também são ofertados na Universidade.
A extensão na Uesb compreende os projetos voltados para a comunidade. Nela, os alunos encontram espaço para praticar o conhecimento através da troca com a população. Além dos projetos das disciplinas dos cursos, de forma esporádica, há também os projetos contínuos e de longa duração.
Estrutura – A Universidade conta com uma série de estruturas que auxiliam na formação de diversos cursos. Na área de saúde, o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) funciona como um laboratório para o graduando de Medicina. São atendimentos realizados em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), no próprio campus da Uesb. Há, também, o Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi), onde o estudante de Psicologia poderá desenvolver suas habilidades, realizando estágios em projetos desenvolvidos por professores e funcionários da Instituição.
Na área de Humanas, espaços como o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira, o Museu Regional – Casa Henriqueta Prates, o Núcleo de Prática Jurídica, o Núcleo da Defesa da Criança e do Adolescente e o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos integram essa rede de auxílio na formação dos alunos a partir da oferta de serviços e conhecimento à comunidade. São ferramentas que unem o ensino, a pesquisa e extensão, essenciais para as práticas laborais.
O campus conta com 109 laboratórios que contribuem com o ensino-aprendizado dos estudantes. São espaços de formação complementar, com desenvolvimento de pesquisas e realização de aulas práticas. No campus de Vitória da Conquista, é possível, ainda, ter acesso à Biblioteca Professor Antônio de Moura Pereira, que conta com um amplo acervo físico de livros, periódicos, mídias, bases de dados, e-book, entre outros, bem como títulos virtuais, com mais de 100 mil exemplares.
Assistência Estudantil – Com foco na permanência dos estudantes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade econômica, a Uesb dispõe de uma rede de apoio, com uma série de programas e auxílios. Entre esses equipamentos, está o Restaurante Universitário, onde os alunos têm acesso a uma alimentação balanceada e com preço acessível, e a Residência Universitária, uma possibilidade de moradia financiada pela Instituição.
Anualmente, são ofertas bolsas de auxílio para contribuir com transporte, moradia, alimentação, cotas de xerox para impressão de material didático, entre outros. Estão disponíveis, ainda, oportunidade remunerada para monitoria e tutoria de disciplinas, monitoria administrativa, bem como a formação em cursos livres e subsídios para organização e participação em eventos. A Uesb disponibiliza também acompanhamento pedagógico, psicológico ou assistencial, por meio de uma equipe multidisciplinar, e acompanhamento especializado pelo Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd).
Vestibular 2024 – Agora que você conhece mais sobre o campus de Vitória da Conquista, é hora de fazer sua melhor escolha e buscar uma das 540 vagas ofertadas no tradicional processo seletivo da Universidade. As inscrições seguem abertas até 31 de outubro, pelo site do Vestibular.
Mais informações, acesse o Manual do Candidato e acompanhe as novidades pelos perfis oficiais da Uesb nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do IDCAP, no site do Instituto ou pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.
Conheça também o campus de Itapetinga e de Jequié