Com foco na transformação do futuro por meio do Ensino Superior, a Uesb deu início ao Vestibular 2025, reunindo sonhos e expectativas de milhares de estudantes. Neste domingo, 1º, mais de 9.100 candidatos participaram da aplicação das provas, realizadas em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
O processo seletivo começou com a aplicação das provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e a tão aguardada Redação. A proposta temática deste ano foi “A regulação das redes sociais versus a necessidade de manutenção do acesso à informação como forma de fortalecimento da democracia”. Todo o processo foi organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com supervisão da Comissão Permanente de Vestibular da Universidade.
Reconhecida como uma das principais Instituições de Ensino Superior da Bahia, a Uesb atrai estudantes de diversas cidades do Brasil em busca de ensino de qualidade e novas oportunidades. A Bahia ainda se constitui como principal localidade de origem dos vestibulandos, seguida dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e São Paulo.
Sonhos em jogo – Helena Oliveira veio do município de Cachoeira até Itapetinga, percorrendo aproximadamente 450 km para iniciar a sua jornada rumo ao sonho de cursar Medicina. A estudante almejou a profissão ao ver sua irmã caçula precisar de cirurgia cardíaca. “Meu pai queria que eu fizesse Medicina Veterinária, assim como ele. Mas, para mim, sempre foi Medicina. Isso aconteceu quando minha irmãzinha teve um problema no coração. Ela falava tão bem dos médicos do hospital em que ela fez a cirurgia que eu achei lindo isso e eu queria fazer a mesma coisa”, conta a estudante.
Investir no próprio futuro e contribuir para o crescimento do negócio comercial da família foi o que impulsionou Bruno Martins. Com 18 anos, ele concorre a uma vaga no curso de Administração. Para Bruno, é uma forma de garantir que a empresa passe de uma geração a outra. “Meu pai sempre fala muito dessa questão de trabalhar para si mesmo, que é algo muito positivo você ter seu próprio comércio. Então, esse foi um dos motivos que me fez escolher Administração. É um curso muito amplo, que poderá me ajudar”, pontua Bruno.
Porta para o futuro – Para o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, o Vestibular é um dos eventos mais aguardados do calendário acadêmico e da região, visto que a educação é o principal caminho para a formação profissional, humana e cidadã. Nesse sentindo, o ingresso no Ensino Superior é uma chave para a realização dos projetos de vidas, bem como para o desenvolvimento regional e nacional.
“Para todos os jovens, é importante que entendam que qualquer que sejam o destino, como eles irão escrever a vida deles, o fato de ter passado pela experiência da Educação Superior sempre vai ser algo positivo, que vai acrescentar em suas vidas”, afirma o reitor.
Mesmo com a expansão da rede federal de Educação Superior no interior da Bahia, o reitor afirma que a Uesb ainda representa a principal instituição dessa natureza no Sudoeste baiano, uma vez que oferta 47 cursos de graduação, além de possibilidades em pesquisa científica e pós-graduação. “A Uesb é uma estrutura de ensino, pesquisa e extensão de referência, que representa desenvolvimento para o Sudoeste da Bahia”, acrescenta o reitor.
Vestibular 2025 – O primeiro dia de provas registrou uma abstenção de 17% do total de inscritos. Ao todo, os candidatos tiveram 4h30 para realização das provas, com abertura dos portões às 7h e início das provas às 8h10. Nesta segunda-feira, 2, o processo seletivo terá sequência com as provas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Acompanhe tudo pelo site do Vestibular e pelo Instagram e WhatsApp da Uesb.