Entrelaçando a arte com as mais diversas questões sociais, o projeto “Cinema: Eis a Questão” completa 20 anos de atuação no Vestibular Uesb. Neste ano, os filmes selecionados para as provas foram “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós; “Café com Canela”, de Ary Rosa e Glenda Nicáci; e “Travessia”, de Safira Moreira.
Para auxiliar na leitura dessas obras e abrir a discussão para uma série de aspectos presentes nos filmes, o Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual convidou três profissionais que contribuíram para a discussão em formato de vídeo e texto. O filme que abre os trabalhos é “Café com Canela”, produção baiana, realizada no Recôncavo da Bahia. Lançado em 2017, é possível assisti-lo, gratuitamente, no Itaú Cultural Play.
A história gira em torno de Margarida, uma professora aposentada que vive isolada e abalada pela perda do filho. É nesse momento que Violeta, uma ex-aluna de Margarida, decide intervir. Em visitas frequentes, conversas sinceras e a preparação de um delicioso café com canela, Violeta vai quebrando as barreiras que se ergueram ao redor de Margarida.
Para comentar o filme, o projeto recebeu os professores da Uesb, Gildon Oliveira e Patrícia Moreira. Além deles, se junta ao time de comentarista Hendye Gracielle Borem, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade.
Para Hendye, o filme é um acontecimento político, narrativo e estético, com destaque para aquilo que vemos em tela. “Em ‘Café com Canela’, a narrativa é, sobretudo, visual. Não é que os diálogos não sejam importantes, eles são, mas os elementos visuais são tão bem trabalhados que contam, por si sós, grande parte da história”, observa.
Patrícia destaca ainda a forte presença da memória na obra. “O filme conclui com um brinde à vida, em que a montagem final reúne imagens do passado, presente e futuro em uma celebração da memória, do reencontro e da ancestralidade”, afirma.
Gildon vai além da narrativa e lembra da importância de se pensar o fazer artístico do filme na cidade de Cachoeira, bem como as características e desafios da produção de cinema interiorana. “O benefício das incursões de ‘Café com Canela’ e seu alcance reverberam, no estado da Bahia, na efetividade de políticas públicas executadas para o fortalecimento do campo cinematográfico baiano”, aponta.
Assista abaixo à live completa do filme “Café com Canela”
Confira também essas análises no livreto “Leituras de Cinema”
Vestibular – Os filmes do “Cinema: Eis a Questão” são parte dos conteúdos cobrados nas provas do Vestibular Uesb 2025, que serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o site do Vestibular e fique por dentro das novidades pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.