O projeto “Cinema: Eis a Questão” celebra 20 anos promovendo o debate de questões sociais por meio do cinema no Vestibular Uesb. Para o próximo processo seletivo, os filmes “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós; “Café com Canela”, de de Ary Rosa e Glenda Nicáci; e “Travessia”, de Safira Moreira, foram os escolhidos.
Buscando abrir o diálogo e aprofundar a análise dessas obras, o Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual convidou especialistas que compartilham seus olhares em vídeos e textos exclusivos. Com foco no curta-metragem “Travessia”, o projeto convidou Lídia Cunha e Núbia Regina Moreira, professoras da Uesb, e Silvaneide Dias, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade.
“Travessia” é um filme lançado em 2017 e dirigido pela baiana Safira Moreira. A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença e o registro da imagem de pessoas negras. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e pode ser assistida, gratuitamente, no canal da própria diretora no Vimeo.
Lídia Cunha destaca a travessia feita, por várias gerações durante o filme, guiadas pela fotografia. “Travessia, de Safira Moreira, pretende, em cinco minutos, atravessar cinco séculos de história da família negra no Brasil e sua relação com a fotografia. E toda a síntese corre grandes riscos: o risco da falta e o risco da presença”, alerta.
Recurso de memória, Núbia Regina ressalta que a fotografia se constituiu como uma prática distante na vida da população negra. “Ela serviu ao empreendimento colonial porque a posse dos instrumentos fotográficos era daqueles que mantiveram os modos de determinar o olhar sobre as pessoas e, dessa forma, criar uma imagem das hierarquias de raça e gênero na sociedade brasileira postas desde o sistema colonial, escravocrata e moderno”, analisa.
Ressaltando a inserção do poema “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo, no filme, Silvaneide Dias aponta, ainda, o feminino na obra. “Ao enfatizar a ancestralidade feminina negra, a obra destaca o lugar que essas mulheres ocuparam e ocupam na sociedade. Trata-se de como, com o passar do tempo, os gritos femininos se transformaram”, completa.
Assista abaixo à live completa do filme “Travessia”
Confira também essas análises no livreto “Leituras de Cinema”
Vestibular – Os filmes do “Cinema: Eis a Questão” são parte dos conteúdos cobrados nas provas do Vestibular Uesb 2025, que serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Mais informações, acesse o site do Vestibular e fique por dentro das novidades pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.