Foto: arquivo do projeto de extensão “Trilhas do Saber”
O período letivo 2025.1 já começou na Uesb, trazendo novas oportunidades tanto para os estudantes que retornam à Universidade quanto para aqueles que chegam agora para fazer parte dessa comunidade acadêmica. Entre as diversas experiências que enriquecem a formação dos alunos, a Extensão se destaca como um importante elo entre a Universidade e a sociedade.
Atualmente, a Uesb conta com cerca de 140 projetos e programas cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). A cada ano, são lançados editais que permitem a participação dos estudantes, seja como bolsistas ou voluntários, em iniciativas contínuas, como programas e projetos, ou em ações pontuais, como cursos e eventos.
Milena, bolsista de extensão, em ação no projeto “Alimentando a Rede”.
Esse é o caso de Milena Lima, estudante do curso de Engenharia de Alimentos, no campus de Itapetinga. Há três anos, a estudante é bolsista do projeto de extensão “Alimentando a Rede”, que tem como objetivo divulgar o curso e compartilhar conhecimentos da área com escolas e mercados, por exemplo.
Para Milena, a experiência na extensão tem sido enriquecedora tanto academicamente quanto profissionalmente. “Além de ser um ótimo auxílio financeiro para nós estudantes, o projeto abre um leque de informações na área de alimentos, trazendo conhecimento e oportunidades na área profissional”, destaca.
Atualmente, as bolsas para atividades contínuas são de R$700,00, enquanto que, para ações pontuais, o valor é de R$550,00. O contato com a Proex pode ser feito pelo e-mail proex@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8603.
Intercâmbio – As oportunidades oferecidas pela Uesb vão além das fronteiras do Brasil. Por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), a Universidade fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão, conectando seus estudantes a experiências acadêmicas em outros países. Atualmente, a Uesb possui mais de 30 convênios bilaterais firmados com instituições estrangeiras, além de integrar quatro redes e associações internacionais, envolvendo países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Colômbia, entre outros.
Todos os anos, são lançados editais de intercâmbio estudantil que possibilitam tanto a ida de estudantes da Uesb para universidades parceiras quanto a vinda de alunos estrangeiros para a Uesb. Além disso, há editais específicos para missões internacionais, com o objetivo de fortalecer e consolidar a política de internacionalização da Universidade.
Ivanete ao lado de Mia Couto, escritor Moçambicano.
Foi por meio desse tipo de iniciativa que Ivanete Oliveira, egressa do curso de Ciências Sociais, teve a oportunidade de participar, em 2024, de uma missão acadêmica no Instituto de Artes e Cultura (ISArC), em Matola, província de Maputo, localizada em Moçambique. Para ela, vivenciar a cultura moçambicana foi uma experiência única, especialmente por sua ancestralidade e conexão com o continente africano. “Conheci grandes intelectuais moçambicanos e angolanos, peguei muitas referências acadêmicas e aprendi muito sobre a cultura. Isso mudou minha percepção sobre a África e sobre mim também. Depois do intercâmbio, ministrei palestras sobre a viagem e pude compartilhar com outras pessoas o que vivenciei”, relata.
Se você tem interesse em participar de um intercâmbio, fique atento aos editais e aos requisitos exigidos em cada modalidade. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail arint@uesb.edu.br.
Atenção! Fique atento aos editais publicados no site da Uesb para não perder nenhuma oportunidade. Eles trazem todas as informações sobre requisitos e prazos para inscrição.