A origem do nome é tupi: uns dizem que significa cesto afunilado, outros afirmam que deriva de onça. O fato é que a palavra “Jequié” representa uma das cidades na qual está situada um dos campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Conhecida, popularmente, como Cidade Sol, ela é caracterizada por apresentar índices elevados, seja pelas temperaturas ou pelo nível de ensino da Uesb.
Para ajudar a escrever sua história no Ensino Superior, a Instituição oferta, em Jequié, 16 graduações, que são divididas em bacharelados (com os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Química e Sistemas de Informação) e licenciaturas (Ciências Biológicas, Educação Física, Dança, Letras, Matemática com enfoque em Informática, Pedagogia, Química e Teatro). Todas essas áreas de conhecimento são divididas em seis departamentos: Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Letras, Ciências e Tecnologia, além do Departamento de Saúde, dividido em 1 e 2.
Para auxiliar na formação desses profissionais, são mais de 60 laboratórios, onde acontecem a passagem da teoria para a prática. A formação, no entanto, não passa apenas por esses espaços. Os projetos e programas de extensão e de pesquisa também fazem parte da trajetória do ensino à graduação, integrando parte da formação complementar dos estudantes.
Uma característica peculiar é que a Uesb em Jequié é dividida em dois campi. O campus Professor Milton Rabello foi o primeiro a surgir e integra, atualmente, salas de aula, laboratórios, setores administrativos, Biblioteca e muitos outros espaços que dão suporte a quase todos os cursos. Já no campus Wilson Rocha (ou campus 2), os estudantes já têm acesso ao Módulo de Odontologia, e uma nova estrutura vem sendo desenvolvida para abrigar os cursos de saúde, com construção de novos prédios e espaços comuns.
A Universidade é dividida, também, em espaços que fomentam as mais diversas áreas do conhecimento, como a Biblioteca Jorge Amado, e que dão suporte educacional e inclusivo aos estudantes, como o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) e o Programa de Assistência Estudantil. Além desses, o campus da Cidade Sol conta com Restaurante Universitário, o Ginásio de Esportes, o Auditório Waly Salomão, a Sala Zero Teatro e de Dança, entre outros.
Outros locais da Uesb também farão parte da vida acadêmica de muitos estudantes, como a Clínica Escola de Fisioterapia e de Odontologia, o Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere), o Centro Interdisciplinar de Pesquisa Agroambiental, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Práticas em Saúde e muito mais. Ainda é possível ter acesso a Creche Casinha do Sol, localizada próxima ao campus.
Para quem deseja ir além na formação acadêmica e científica, os Programas de Pós-Graduação também aparecem como destaque na Instituição. São ofertados cursos de Mestrado e/ou Doutorado em diversas áreas do conhecimento, como Educação Científica e Formação de Professores; Educação Física; Enfermagem e Saúde; Genética, Biodiversidade e Conservação; Química; e Relações Étnicas e Contemporaneidade.
Vestibular 2025 – Quer fazer parte desse universo do conhecimento? A chance de transformar seu futuro é agora. O Vestibular Uesb está com inscrições abertas até 26 de setembro, pelo link disponível aqui. São mais de mil vagas abertas em 47 opções de cursos de graduação, incluindo todas essas possibilidades acima.
As provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro. Mais informações, acesse o site do Vestibular e acompanhe os canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp